quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Por favor, defina "interessante"

23 novembro 2005Como eu disse uma vez, adoro a palavra "interessante", porque ela resume de forma rápida o que não se quer dizer. Ou se quer*. Não é preciso conhecer muito uma pessoa pra dar a ela o título de "interessante". Quando alguém é "interessante", já o é quando entra pela porta.
O que vem depois só enfeita a palavra. Depois, ela começa a crescer e guardar detalhes que talvez ninguém mais perceba... pode aumentar ou diminuir, dependendo de quem tenha entrado por aquela porta.
Há os que ao sair deixam a pobre palavra, com todos os seus "S's e T's" , jogada no chão da sala. Há os que jamais a perdem. É como a beleza: algumas pessoas são lindas, mas não têm cheiro...não são interessantes. Assim, a beleza se esvai quando elas viram as costas.
Interessante pode ser alguém que você já conhecia e nunca prestou muita atenção. Mas um dia, surge um lugar com mais espaço para ele se mostrar. E enquanto ele anda, se movimenta, gesticula e fala, seus olhos se encantam, seu sorriso surge sem querer, as palavras dele soam muito melhores do que você julgava que pudessem soar, e pronto...INTERESSANTE.
Interessante é aquele que não se sabe num primeiro momento se é bonito ou não. Você esta lá, andando e cumprimentando pessoas, quando seus olhos esbarram nele sem querer. E param. Você continua conversando com as pessoas, mas porque diabos seus olhos não desgrudam do mesmo ponto? INTERESSANTE.
Você sabe que está conversando com uma pessoa interessante quando o assunto não acaba, você não se lembra de ver o que acontece à sua volta e não vê o tempo passar - o velho relógio sem ponteiros. E tem a teoria do planeta desabitado que diz que as pessoas interessantes costumam parecer únicas no meio da multidão. INTERESSANTE.
Interessante é uma pessoa que não cabe numa palavra só, mas é tão complexa e cheia de nuances, que é melhor resumi-la. De qualquer forma, é alguém que instiga. Que provoca sem querer*. É como uma coisa que se quer descobrir. Ou como assunto: algo a se abordar, algo a se explorar, a se aprofundar.
Eu gosto que digam que sou interessante, justamente por me tornar um mistério. Interessante, obviamente, desperta o interesse. Não me faz bonita, nem genial, nem feia, nem magra, nem gorda nem fácil de se definir. Simplesmente me coloca no patamar das pessoas a serem descobertas. Das que são alvo de pesquisa. Deus me livre do simplismo! Se alguém conseguir me definir em três palavras, eu fracassei! Agora, se me definem como Interessante, logo vem a pergunta: Interessante como? Pronto: há que se gastar um tempo falando de mim. Adoro!
Todas estas voltas para definir uma pessoa interessante vem provar que a palavra serve mesmo para resumir, não para dissertar.
Uma vez, Ella Spotlessmind, minha fiel colaboradora, disse que um homem interessante sabe jogar ping pong. Eu não entendi e ela explicou:
- "Eu jogo, ele rebate. Eu levanto, ele corta. Isso é fundamental pra um bom jogo."
Talvez seja simples assim e Ella tenha razão: talvez um homem interessante seja alguém com quem se quer* jogar mais ping pong.
Bom dia, pessoas interessantes!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ah!Vc voltou e continua interessante hahaha!!!
bjo

Cris Esteves 13.02.2006

Anônimo disse...

pra mim interessante é uma pessoa que me faz sorrir na segunda de manhã...

Tito Iubel 13.02.2006

Anônimo disse...

Interessante o texto, escrito, obviamente, por um alguém muito interessante! Essa sua efervescência me encanta, sempre, amiga.

Saudades dos nossos papos, Mê!

Muitos beijos!

Talita Agria 13.02.2006

Anônimo disse...

interessante é quem te faz rir a qualquer hora, quem te mostra coisas lógicas que não fazem sentido, quem te deixa acabado na cama, e etc e tal...

Rodrigo Batista 15.02.2006