quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Saudade do Colégio

30 setembro 2005Vamos pensar nos tempos de colégio com olhos de adultos limpinhos.
Hoje tomamos banho todos os dias. Às vezes até dois. Escovamos os dentes direitinho sem ninguém mandar. Lavamos os ouvidos, os pés, as partes íntimas. Nós mulheres fazemos depilação, usamos hidratantes (os homens deviam também... mas quem sou eu pra dar palpite). Nossos hidratantes são perfumados. Não saímos de casa sem perfume, lavamos nossas roupas, cuidamos da aparência.
Ta. Alguns de nós!
E no tempo do colégio?
Imagine-se numa sala de aula com outras 28 pessoas de 12 anos. Hormônios desvairados pelo corpo. Cheiros, mudanças, absorventes. Ai!
Tente lembrar. Puxe pela memória!
Na minha classe tinha uma menina que tinha um problema seriíssimo de oleosidade no cabelo. Ela dizia que era hormonal. Mas ela nem sabia o que era hormônio! Acho que ela não lavava mesmo a cabeça. Sentava-se bem na minha frente, com aquele cabelo marrom (não era castanho) dividido em tiras finas. Assim...Tufos grudadinhos. Durante a aula ela separava os fios que estavam grudados de cada tufinho. Eca! Que nojo. Inesquecível.
Daí comecei a lembrar de quantos colegas de turma gastavam toneladas de desodorante e mesmo assim fediam solenemente! Tinha uma que era muito minha amiga que quando levantava o dedo para chamar a professora, nós todos à sua volta quase morríamos. E ela tinha as unhas dos pés enormes. E cheirava a gordura o tempo todo. Voltando ao desodorante, não sei não. Acho que muitos nem usavam mesmo. Sabe como é né? Acorda atrasado, toma café correndo. Quem vai lembrar do desodorante que é um hábito ainda recente aos 12 anos?
Escola é um lugar promíscuo.
É aonde meninas vão ao banheiro de porta aberta e em trio para poder continuar a conversa com as amigas. Empilham-se na hora do recreio para conversar, uma penteando o cabelo suado de ginástica da outra. Sem tomar banho nem ontem nem hoje, formam duplas na educação física suando em cima do suor dormido, e compartilhando cheiros incríveis com o parceiro. "Todas tirem os sapatos e sentem de frente para a sua dupla".Que professora louca!! Ela tem noção do que está pedindo?
E mais. Muito mais. "Dá um gole da sua coca?" "Dá uma mordida da sua maçã?" "Divide um x-salada comigo?" Tudo isso com uma escovação de dentes duvidosa que aconteceu ontem, depois do almoço, porque a mãe brigou!
Espinhas. Milhares de espinhas. Mesmo assim a gente achava aquele garoto da 7ª B um gatinho: pernas enormes, braços até a canela, magro que era um vara-pau, óculos e uma couve-flor na pele! Quase um choquito! E a gente dava oi pra ele no recreio com dois beijinhos na couve-flor e saia se achando!
Eca! E os meninos entrando na classe depois do futebol? Cabelo molhado grudado na cabeça, camiseta podre, cheiro de galinheiro com maracujá, cara vermelha e mão grudenta. Inverno em Curitiba. Sala fechada e todos convivendo numa harmoniosa troca de odores e fluidos corporais. Que lindo!
Não é pra menos que é na escola que as epidemias se espalham. Piolho? Quem não pegou piolho? Eu. Mas só porque eles não gostam de mim. Porque Setembro é mês de piolho na escola pública e na escola de elite. Não tem como escapar! Todo mundo mente! Se você nunca teve piolho, a sua prima teve, e o seu colega de classe também. Até a professora teve piolho!
Que bom é ser grande e ter amigos limpinhos.
Quem tem saudade dos tempos de colégio?

11 comentários:

Anônimo disse...

Eca...até tenho saudades, mas tá melhor agora, em tudo-heheh

Edson Perin 30.09.2005

Anônimo disse...

Divertidíssimo!!! Adorei!!!
Lendo o texto fui lembrando das minhas coleguinhas de cabelos oleosos, do recreio, da coca-cola, da edução física e principalmente do piolho!!!!!!
DISGUSTING!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Bjos Paola Zadra 30.09.2005

Anônimo disse...

...quase que sinto o "fudum" da sala aqui!
bjs

Rafaela Pedro 30.09.2005

Anônimo disse...

Saudade de ter 3 meses de férias. E só.
Um beijo

Márcia (Mano) Perin 30.09.2005

Anônimo disse...

Ecaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...ainda não consegui esquecer essa época...dou carona pra trÊs meninos...ativos...jogadores de futebol!!!!
Mas o pior mesmo são as flatulentas...isso mata!!!!hahahahahahahahahhaa
Beijos!!!

Marilia Lopes 30-.09.2005

Anônimo disse...

Ainda hoje, tem dias que me "esqueço" de tomar banho. Será algo hormonal?

Sobre o texto, o de sempre: Mercedes scores again!

Rodrigo Batista 30.09.2005

Anônimo disse...

e quem disse que nossas conversas no MSN não levam a nada? posso ser fina??? FICOU FODA!
ps:ja lavei o cabelo rs..

Maira 30.09.2005

Anônimo disse...

MEEEE. FANTÁSTICO!!!! AMEI!!
nojentinhas mas boas lembranças... como é bom essa nostalgia... ai ai. ADORO! Bj

Letícia Qaesner 30.09.2005

Anônimo disse...

isso pq vc não estudou num colégio só com meninos... que não tinham nada pra se importar... as professoras eram feias e não tinha mulher pra lado nenhum... pra que tomar banho? eca! Hahahahha

Tito Iubel 30.09.2005

Anônimo disse...

Muito bom!
Fui lendo e as cenas foram voltando à minha memória.
Meu irmão, ligava o chuveiro, e ficava lendo gibi sentado na privada.
Até que um dia meu pai subindo a escada, olhou pela frestinha embaixo da porta e conseguiu ver os pezinhos dele balançando.CHUVEIRO LIGADO!!!!
Nossa....foi um salseiro só!
Depois desse dia, ele tinha que tomar banho de porta aberta sendo supervisionado pela mami.
O pior é que até hoje ele é assim.Não sei nem como conseguiu casar duas vezes..rsrs

Lílian 04.10..2005

Anônimo disse...

futucando bem todo mundo tem...sò a bailarina que nao tem..."rs
Fala sério quem nao acordou atrasado e jà na escola descobriu que tava com "remela"...
Muito bom!!! :)
Beijos

Márcia Perin 05.10.2005